Como todos sabem...

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo escrito deste site é obra de Igor Lins e é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Ryuu Tazai: Raças, Classes e outros detalhes.

Neste post falarei sobre as possíveis raças e classes jogáveis de Ryuu Tazai, além de alguns detalhes importantes.

Logo no início, o jogador terá que optar entre criar um personagem independente ou membro de clã. Eis suas vantagens e desvantagens:





Personagens Independentes não pertencem a nenhum clã, ou pertencem a clãs tão pequenos que não possuem nenhuma relevância social. Personagens independentes podem ser agricultores, artesões, monges (tanto os poucos que lutam, quanto o mais comum: os que não lutam), cidadãos livres, escravos, bandidos, membros de pequenos clãs (o jogador inventa ou eu digo um), comerciantes, mercenários, soldados de estação (Ashigaru), quasi-samurais (ji-samurai), etc. As vantagens de se criar um personagem independente é que você não está atrelado a nenhum grande clã por responsabilidade, ou seja, seus atos não representam um senhor e sim os de você mesmo. Apesar disso, muitos independentes agem com honra correspondente ao clã cujas terras habitam, sentindo orgulho de ser vassalo leal do senhor daquelas terras. Outra vantagem é que se poupa 3 pontos de personagem ao não comprar o talento de organização de algum grande clã.
As desvantagens são que personagens independentes ocupam status sociais baixos ou nulos. Isso pode ser uma tremenda desvantagem, já que ele passa a ser considerada uma pessoa sem direitos pelos de status mais alto. Outra desvantagem é o teor da própria campanha de Ryuu-Tazai, onde os grandes clãs exercem grande influência no jogo, o mero fato de você ter que ficar de cabeça baixa e ser mandado e desmandado por qualquer outro personagem membro de clã que esteja no grupo, sob risco de punição, já é um detrator grande desta opção.

Membros de Clãs geralmente (quase sempre) são samurais. Samurai é um status social, não uma profissão, ou seja, um samurai não precisa ser um guerreiro, e a maioria não o é. No entanto, eles devem agir com honra e coragem. Isso pode parecer contraditório, mas lembre-se que livros como Arte da Guerra de Sun-Tzu e Hagakure, livros originalmente escritos para o guerreiro, são usados hoje em dia em negócios, onde ninguém saca espada contra ninguém. O samurai não guerreiro deve se comportar assim, sagaz, empreendedor, corajoso, honrado e ousado.
Claro que os personagens vão querer fazer mais do que isso. Por isso, membros de clã podem ser virtualmente qualquer coisa que o jogador quiser. Alguns clãs consideram certas profissões melhores que outras, portanto não é através de qualquer clã que você conseguirá criar qualquer personagem.
Além das óbvias vantagens também há a vantagem dos excelentes e poderosos talentos de organização, estes fazem coisas únicas ou mais poderosas que talentos comuns.
A desvantagem é que você deve procurar refletir a honra do clã em seu atos, carregando-a nas costas sempre. Um deslize seu é considerado um deslize de todo o clã.
Um membro de grande clã não é necessariamente parente de sangue do senhor do clã, na realidade isso é muito raro. Normalmente você é parte das pessoas comuns que são membros do clã. Um ancestral seu pode ter se destacado perante um grande clã e recebeu a honra da adesão sendo passada pelas suas descendências, você pode ter sido um independente que conseguiu impressionar um membro de um clã e este o adotou, você pode ser até um membro independente tão dedicado e leal que (apesar de não levar nenhum nome do clã) recebeu a honra de treinar nos meios do clã e é tratado quase como um igual. Muito raramente você será membro de sangue direto ou indireto de uma das grandes famílias do clã. Elas são chamadas de grandes famílias não pelo número de membros de sangue, mas pela importância e pelo número de membros afiliados. Entenda como uma família de mafiosos, onde há a família de sangue do Don e as famílias de seus capangas. Todos são conhecidos com o nome da família do Don, mas cada capanga tem seu próprio sobrenome. Em Ryuu Tazai é um pouco diferente, já que as famílias afiliadas ao daimyo de família adotam o próprio nome da família do daimyo, suas famílias originais raramente possuindo um sobrenome sequer.  Os grandes clãs são compostos de várias famílias. A família principal, que dá o nome do clã (Kora, Kyodo, Sasori, Kishi, Hogo, Kobayakawa, Lung, etc) e as grandes famílias, que são vassalas as famílias principais, mas são importantes o bastante para manterem seus proprios nomes, às vezes até rivalizando em poder com a família principal (Terasa, Miyamoto, Taisaku, Yuye, Ontoro, entre outras).

Vamos agora as raças jogáveis.



Anão: Anões não são muito comuns em Ryuu-Tazai. Eles são conhecidos como criaturas bastante honestas e trabalhadoras e são muito apreciados entre os grandes clãs. Para se ter um idéia, quase não há anões independentes, os que são assim foi porque escolheram permanecer assim, convites para a adesão para grandes clãs não faltou. Destaque para o clã Kora, onde existe uma família inteiramente composta de anões. A família Kabutomo. É dessa família a origem da maioria do anões jogáveis.



Elfo: Conhecidos como Silkami, elfos são vistos como espíritos, não como pessoas, por isso, seu comportamento mais imprevisível e errático tende a ser relevado. é uma grande honra (e também uma grande responsabilidade) para um grande clã adotar um Silkami entre os seus. Silkami são vistos como tendo uma sabedoria própria e são reservadamente admirados e respeitados por isso. Silkami geralmente são membros da família Silkami, uma grande família samurai independente. Mas muitos são também membros dos mais variados grandes clãs.


Gnomos: Extremamente raros em Ryuu Tazai, a bem dizer, só existem 5. São os membros da família Giwa, adotada pelo clã Lung. Não é possível jogar com gnomos em Ryuu Tazai.

Halfling: Afora alguns estrangeiros, não há halflings em Ryuu-Tazai. Não sendo uma raça jogável.
Meio-Elfos: Meio-Elfos (Hanji-Silkami) são muito apreciados como membros de clãs, vistos como a combinação perfeita entre o mundo espiritual e o mundo físico. Curiosamente são mais comuns entre os Kishi.

Meio-Orcs: Todos os orcs e seus descendentes (incluindo meio orcs) foram exterminados. Um orc ou meio orc deve ser morto a primeira vista, sem perguntas. O samurai que não mata um meio-orc a primeira vista, por escolha, ignorância ou negligência, é considerado um traidor e executado. Não existem orcs em Ryuu-Tazai desde que todos os orcs invasores foram chacinados, 300 anos atrás. O terrível decreto de não tolerância da raça foi feita pelo próprio imperador da época, Teikami Taiginai.

Outras raças:
Korobukuru: Raça de anões nativas de Ryuu-Tazai. A muito tempo atrás, antes da chegada dos grnades kami os Korobukuru guerrearam com os humanos e perderam. Hoje vivem de forma selvagem e em lugares ermos. Embora sua sabedoria selvagem e força seja apreciada pelos grandes clãs, eles não são tantos quanto eram. Erráticos demais para fazer parte de um grande clã, um Korobukuru é sempre independente. Mas são considerados "espíritos" e suas ações relevadas de acordo. Korobukuru são fortes para seu pequeno tamanho e bem vigorosos, mas não são muito inteligentes. Apesar do tamanho, Korobukurus podem usar armas maiores que eles próprios sem nenhum esforço.

Hengeyokai: São animais que viviam no reino animal do Chikishudo e, curiosos com a vida no reino dos homens (Ningendo), resolveram assumir uma forma humanóide e viver entre eles. Hengeyokai geralmente são independentes, os que são membros de grandes clãs são aqueles que provaram poder se comportar de forma mais humana que animal. Como toda raça considerada "espírito" O comportamento dos Hengeyokai são relevados. Os mais comuns são Bakeneko (gato), Inu (cachorro), Kitsune (raposa) e Nezumi (rato). Suas habilidades são das mais variadas, dependendo do animal que já foram, mas há em comum entre eles a impressionante habilidade da metamorfose de humanóide para animal e para seu híbrido.

Vanara: Vanaras são uma raça de homens-macaco originários de Sheeva. Migraram para Ryuu-tazai trazendo inúmeras inovações religiosas e espírituais para a terra a mais importante sendo o Ramanismo. Vanaras são venerados e respeitados em Ryuu-Tazai, Possuem também a condição de "espíritos", suas atitudes sendo relevadas. Geralmente são independentes por escolha própria. São excelentes lutadores assim como filósofos, sendo bastante sábios. 


Kamejin: Kamejin significa "povo divino". São descendentes de kami e mortais. Sendo sempre associados a kamis da natureza, como rios, mares, montanhas, etc. São muito respeitados e bastante procurados para aderirem a um grande clã, podendo ser tanto independentes como de grande clã. Quando independentes são considerados "espíritos" e suas ações relevadas, mas como membros de grandes clãs, espera-se que haja de acordo, embora alguns de seus deslizes sejam perdoados em virtude de sua natureza.

Outras raças podem ser consideradas, pode falar sua idéia maluca para o mestre sem medo.

Classes.




Artista Marcial pode ser usado normalmente, artistas marciais podem ser profissionais em Jujutsu, Sumai ou até mesmo Ninjutsu ou podem ser monges dedicados no aperfeiçoamento físico ou monges guerreiros (Sohei) podem ser independentes ou atrelados a um dos clãs.




Bardos não são comuns em Ryuu Tazai, quando muito eles aparecem na forma de entretainers e não se espera deles heroísmo. Alguns raros se aventuram, no entanto. Bardos são conhecidos como artesãos, artistas, geishas (mulheres), taikomoshi (homens) e normalmente são independentes se quiserem se aventurar. Exceção entre o clã Date (conhecido por seus artesões) e Kyodo (exclusivamente da família Taisaku, onde existem os Bardos Taisaku).


Berserkers nada mais são que guerreiros que usam sua raiva na luta, este tipo de guerreiro é incomum em Ryuu-Tazai, mas pode ser feito como independente sem problemas.Bersekers são mais comuns entre os Kishi, Kora e Kyodo nesta ordem.



Campeão: A luta em Ryuu-Tazai não é do bem contra o mal e sim a honra contra a desonra, portanto, campeões não são comuns em Ryuu-Tazai. Os poucos que existem são vistos com estranheza e encontram grandes dificuldades em manter seus votos e a lealdade com o clã. Os independentes se veem frequentemente em conflito de interesses com os grandes clãs. 


Clérigo: Não existem clérigos em Ryuu tazai, no lugar, existem os Sou. Sou, por natureza, são independentes, podendo ser membro de clã apenas como aqueles exemplo do independente leal que acabou aprendendo algumas coisas. Sou são leais a um templo. Diferente do clérigo, o Sou não possui domínios, recebendo poderes de todos eles.

Druída: Não há druidismo em Ryuu-Tazai. Não existindo druídas originários de lá.



Feiticeiro: Um feiticeiro é conhecido como Tsukai. Eles são sempre independentes, sua participação em um grande clã sendo considerada de mau presságio. Tsukai são temidos e frequentemente hostilizados pela sociedade de Ryuu-Tazai. É bem difícil ser um Tsukai em Ryuu Tazai, pelo menos sair dizendo que é um. Muitos Tsukai conseguem ser tolerados dizendo que seus poderes são naturais de sua espécie ou são abençoados pelos espíritos.  Feiticeiros podem ser membros dos Kobayakawa, caso provem sua lealdade e entre os sasori, caso provem sua lealdade e nunca revelar sua verdadeira natureza.


Guerreiro: A classe mais comum de Ryuu-Tazai. Muitos personagnes são do Treinamento Cavaleiro, que represento o samurai guerreiro de ryuu tazai. O treinamento Cavaleiro concede automaticamente o talento membro de organização de clã.



Ladino: Ladinos existem no mundo todo, isso não é diferente em ryuu tazai. Ladinos são aqueles que conseguem resolver problemas (ou causar problemas) de forma não convencional. Ladinos não são bandidos ou ladrões, embora existam ladinos que sejam. Muitos grandes clãs apreciam formas não convencionais de se resolver problemas, sendo ladinos algo comum entre os membros dos grandes clãs. Os ladinos mais notórios são dos clãs Sasori e Kobayakawa.


Mago: A prática de se estudar magia através de livros é vista com extrema suspeita em Ryuu-Tazai, conferindo a inexistência de magos nativos de ryuu tazai. No lugar existe o Onmyoji, um arcanista que tira seu poder da interpretação que toma da natureza e dos kami.


Ranger: Rangers são presentes em ryuu-Tazai. Não são tão comuns como em outras regiões e geralmente são independentes, mas sua metodologia é apreciada principalmente nos clãs fronteiriços. Eles são: Kishi, Kora, Kobayakawa e Kyodo.



Embaixador: Membros da clase embaixador são bastante comuns por Ryuu-Tazai e quase sempre são membros de clã. Todo embaixador já começa como sendo membro de uma organização, ganhando o talento gratuitamente. Embaixadores são conhecidos como cortesão e possuem papel vital no dia a dia dos grandes clãs.


Shugenja: São os lançadores de magia mais comuns de ryuu Tazai. Não necessariamente sacerdotes, os shugenja conseguem, desde pequenos, ouvir os kami e obter poder deles. Rapidamente são detectados e trazidos para debaixo das asas de um dos grandes clãs, ou seja, já começam com o talento membro de organização gratuito. Os shugenja que não são adotados se tornam tsukai, místicos, xamãs ou conseguem se tornar shugenjas independentes. Shugenjas são tratados com relevancia, devido a seu contato com os kami e devido a estes poderem pedir aos shugenja se comportarem de formas estranhas.


Místico: Também tirando o poder dos kami, mas aprendendo tudo sozinho ou sob teto monástico, os místicos são temidos e respeitados, vigiados de perto. Alguns se tornam membros de clã, mas isso não é comum, já que causa grande pressão com as famílias de Shugenja do clã. A excessão sendo no clã Hogo, onde todas as formas de magia são bem vindas. Nos Lung, caso o místico seja membro de uma de suas ordens monásticas, nos Kobayakawa que sempre apreciam o poder selvagem dos elementos e nos Kishi, caso o místico se prove útil para seus exércitos.


Xamã: Xamãs são aqueles que conseguem uma conexão com o divino de forma natural ou auto ensinada. Comuns em Ryuu-Tazai entre os independentes. Entre os grandes clãs eles podem ser adotados entre os Lung, Hogo e Kobayakawa.