Postei como mensagem, mas como é uma coisa que eu meio que já usava para todo mundo, vou colocar aqui:
Para não perdermos tempo anotando gasto com munições, tochas gastas, óleos, comida, estadia, etc, vamos fazer desse jeito: assume-se que vocês sempre buscam reabastecer essas coisas nas cidades, não vou cobrar por estes reabastecimentos se as coisas reabastecidas não forem muito caras (tipo, até 1 po). Obs: Este reabastecimento precisa ser interpretado, mesmo que minimamente - Ex: Marton passa em algumas lojas para reabastecer os óleos de lamparina do grupo, mestre. ou ainda mais simplista como mencionar que o grupo reabastece os itens usados na cidade. A ação precisa ser anunciada. Claro que vocês podem pedir pra mim um roleplay mais elaborado,, na esperança de encontrar informações, conhecer as lojas, buscar por encrenca, etc.
Essa regra só vale se vocês tiverem dinheiro. Ex: estadia + comida é mais ou menos 1po, se vocês tiverem menos de 1 po, não vão ter como pagar o estabelecimento.
Outro exemplo, se vocês forem realizar reabastecimentos que custam mais que 1 po. Um calculo grosseiro de quanto custaria é feito, se vocês tiverem menos que isso, não terão como realizar todo o reabastecimento.
A grosso modo, coisas que não afetem o poder de um personagem que custem 10% ou menos do dinheiro que o personagem possui no momento, não irão consumir dinheiro.
A exceção é quando estiverem em viagem/aventuras. Se só tiverem 5 rações e viajarem sem passar por cidades por mais de 5 dias, vão passar fome. Se só tiverem 20 flechas e gastar todas sem passar pela cidade, vão ficar sem munição, etc.
Se vocês tiverem anotado 20 flechas e quiserem subir para 30, tem que comprar ou conseguir as 10 restantes.
Algumas exceções: exageros, como comprar vinho caro, subornar um guarda, etc mas apenas se o exagero em questão for mais caro que 1po, se o suborno for de 1 po e vocês tiverem a grana, tudo bem.
Outra coisa é caso uma grande quantidade de dinheiro for gasta com bobagem que não afetará o jogo e seja só por roleplay, como jogar dinheiro fora ou doar tudo para a caridade: O dinheiro pode ser convertido para Pontos de Espírito ou serem convertidos em algum outro benefício (bônus em testes de atitude e liderança, aumento de status, etc.) Porém, se o gasto for exigência de um defeito (Vício, Alcoolismo, Generosidade, etc). Este dinheiro é perdido e ponto.
Tudo isso é porque assumo que vocês estão sempre tentando ganhar dinheirinho e catando os saques baratos das dungeons como a munição, comida, armamento e armaduras mundanas de criaturas derrotadas (que vendendo tudo, cobre seus prejuízos). Mas novamente, tomem cuidado com o peso. Eu assumo que vocês carregam o saque, mas se não especificarem um lugar em que vocês vão deixar ele (para carregar depois quando acabado a exploração de um local) vou assumir que um de voces (geralmente o mais forte) está carregando, isso pode levar a uma penalidade por peso.
EXCEÇÃO: Dinheiro dado a membros do grupo precisam ser descontados normalmente. Dinheiro gasto com membros do grupo com coisas relevantes (armas novas, poções, etc) também precisa ser descontado.
Isso é para evitar apelações como por exemplo:
Digamos que se passe um ano sem nada a fazer. Neste ano inteirinho, 3x por dia, o Bailan dá 1 po pra Alberta.
No final, o Bailan vai ter a mesma grana, mas Alberta vai estar 900 po mais rica!
Novamente, gastos exagerados em coisas que não aumentam o poder do personagem podem acarretar em benefícios para o personagem se ele assim quiser (O jogador conversa comigo para dizer que tipo de benefício ele tem em mente).
Para não perdermos tempo anotando gasto com munições, tochas gastas, óleos, comida, estadia, etc, vamos fazer desse jeito: assume-se que vocês sempre buscam reabastecer essas coisas nas cidades, não vou cobrar por estes reabastecimentos se as coisas reabastecidas não forem muito caras (tipo, até 1 po). Obs: Este reabastecimento precisa ser interpretado, mesmo que minimamente - Ex: Marton passa em algumas lojas para reabastecer os óleos de lamparina do grupo, mestre. ou ainda mais simplista como mencionar que o grupo reabastece os itens usados na cidade. A ação precisa ser anunciada. Claro que vocês podem pedir pra mim um roleplay mais elaborado,, na esperança de encontrar informações, conhecer as lojas, buscar por encrenca, etc.
Essa regra só vale se vocês tiverem dinheiro. Ex: estadia + comida é mais ou menos 1po, se vocês tiverem menos de 1 po, não vão ter como pagar o estabelecimento.
Outro exemplo, se vocês forem realizar reabastecimentos que custam mais que 1 po. Um calculo grosseiro de quanto custaria é feito, se vocês tiverem menos que isso, não terão como realizar todo o reabastecimento.
A grosso modo, coisas que não afetem o poder de um personagem que custem 10% ou menos do dinheiro que o personagem possui no momento, não irão consumir dinheiro.
A exceção é quando estiverem em viagem/aventuras. Se só tiverem 5 rações e viajarem sem passar por cidades por mais de 5 dias, vão passar fome. Se só tiverem 20 flechas e gastar todas sem passar pela cidade, vão ficar sem munição, etc.
Se vocês tiverem anotado 20 flechas e quiserem subir para 30, tem que comprar ou conseguir as 10 restantes.
Algumas exceções: exageros, como comprar vinho caro, subornar um guarda, etc mas apenas se o exagero em questão for mais caro que 1po, se o suborno for de 1 po e vocês tiverem a grana, tudo bem.
Outra coisa é caso uma grande quantidade de dinheiro for gasta com bobagem que não afetará o jogo e seja só por roleplay, como jogar dinheiro fora ou doar tudo para a caridade: O dinheiro pode ser convertido para Pontos de Espírito ou serem convertidos em algum outro benefício (bônus em testes de atitude e liderança, aumento de status, etc.) Porém, se o gasto for exigência de um defeito (Vício, Alcoolismo, Generosidade, etc). Este dinheiro é perdido e ponto.
Tudo isso é porque assumo que vocês estão sempre tentando ganhar dinheirinho e catando os saques baratos das dungeons como a munição, comida, armamento e armaduras mundanas de criaturas derrotadas (que vendendo tudo, cobre seus prejuízos). Mas novamente, tomem cuidado com o peso. Eu assumo que vocês carregam o saque, mas se não especificarem um lugar em que vocês vão deixar ele (para carregar depois quando acabado a exploração de um local) vou assumir que um de voces (geralmente o mais forte) está carregando, isso pode levar a uma penalidade por peso.
EXCEÇÃO: Dinheiro dado a membros do grupo precisam ser descontados normalmente. Dinheiro gasto com membros do grupo com coisas relevantes (armas novas, poções, etc) também precisa ser descontado.
Isso é para evitar apelações como por exemplo:
Digamos que se passe um ano sem nada a fazer. Neste ano inteirinho, 3x por dia, o Bailan dá 1 po pra Alberta.
No final, o Bailan vai ter a mesma grana, mas Alberta vai estar 900 po mais rica!
Novamente, gastos exagerados em coisas que não aumentam o poder do personagem podem acarretar em benefícios para o personagem se ele assim quiser (O jogador conversa comigo para dizer que tipo de benefício ele tem em mente).
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