Como todos sabem...

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo escrito deste site é obra de Igor Lins e é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Feriados e datas Comemorativas de Aester



Feriados e Datas Comemorativas


Aester, como qualquer outro lugar, possui suas celebrações, festas e datas de marcos importantes. Abaixo, as principais datas comemorativas de Aester e quando elas se passam.  Os feriados estão divididos pelo mês.

 
1. Nifelia (segundo mês de Inverno) – alusão a Niflheim, reino dos gigantes de gelo – devido ao frio que se inicia neste mês, Nifélia possui 31 dias.

Feriado

Congregatio: Celebrado no 1º, 2º ou 3º dia de Nifélia e normalmente durando de 3 dias a uma semana, o Congregatio é herança dos Yperianos, e é uma confraternização entre classes. Nobre e Camponeses, escravos e amos, senhores feudais e servos, todos eles se sentam a mesma mesa para beber e celebrar. Os templos de Fae, Gaia e Vaira recebem homenagens para promover proteções e bem aventuranças para quando o inverno acabar e os templos de Manthos, Nefasto e Noturnna recebem pedidos de misericórdia e apaziguamento. Os templo de Revel e Hera também celebram o feriado, mas para a organização das festividades do que por qualquer outra coisa.

2.Eolus(terceiro mês de inverno) – homenagem ao deus dos ventos Eolos e também uma forma de tentar apaziguá-lo por um fim de inverno brando. Eolus possui 29 dias.

Feriados

Imóluco: Celebração que ocorre no dia 1º ou 2º de Eolus e tem duração de dois a cinco dias.  É composto de muitas orações aos deuses, principalmente a Vaira, por uma boa plantação e terras férteis, a Silva Artêmia para uma caça abundante e filhos fortes e a Eolus para ventos misericordiosos.  É costume se plantar uma semente neste dia, se ela brotar é bom sinal para a pessoa que plantou e sua família.

Parentália: Celebrado nos dias 11 e 12 de Eolus, era usado para lembrar de entes queridos e parentes mortos, e de perdoar familiares por ofensas ou brigas passadas. Manthos e Hera são os deuses mais celebrados. Também se aproveita para limpar e realizar zelos e manutenções em cemitérios, para que os mortos não tenham motivos de ouvir o chamado de Nefasto e acordar como mortos-vivos.

3.Bela (primeiro mês de primavera) – homenagem a Bela, o deus da guerra. Bela possui 31 dias.

Feriados:

Kalendas: Celebrado nos dias 11 a 15 de Bela, é uma celebração a virilidade, força, atletismo e coragem. Os deuses Zeos Olympus, Heracles Olympus, Bela e Valior são celebrados.  Há muitos jogos, lutas e corridas nestes dias.

Corridas de Kalendas


Ostara: Celebrado dia 21 de Bela, é a chegada da primavera e Marca o tempo das plantações.  Além de Vaira, Silva Artemia e Gaia, Fae, Luna e Arkanototh também são celebrados, pois é considerado um momento mágico. As celebrações ocorrem por uma semana.

Ostara


4. Vaira (segundo mês de primavera) – homenagem a Vaira deusa da agricultura. Vaira possui 30 dias.

Feriados

Ceriália: Promovido no dia 11 ou 12 de Vaira, este dia é marcado por banquetes com muitos cereais e outros frutos da terra.



Beltane: Promovido no dia 30 de Vaira, Beltane é um festival onde várias fogueiras são acesas, as ruas e casas são adornadas com flores e vários banquetes são realizados.  É costume se pular as fogueiras para demonstrações de coragem e simbolismo de virilidade e fertilidade. 



5. Hera (último mês de primavera) – homenagem a Hera – deusa da beleza e das mulheres. Junho 
Possui 31 dias.

Feriado

Vestália: Celebrado no dia 12 de Hera, é o dia que se homenageia as mulheres e as mães. Os deuses Fae, Silva Artemia e Hera são celebradas. Há competições tanto físicas e intelectuais que apenas mulheres podem participar.



6. Polo (primeiro mês de verão) – homenagem a Polo – deus da civilização. Este mês possui 30 dias.

Feriado

Lita: Neste feriado, que é celebrado dia 21 de Polo. A iluminação e a clareza, tanto da natureza quanto do ser ciente são celebradas.  Histórias são contadas neste dia, jogos de atletismo são realizados, concursos tanto artísticos quanto intelectuais são promovidos. Polo, Raelo e Eolos são os deuses mais lembrados.



7. Olympus (segundo mês de verão) – homenagem a Héracles Olympus – deus do atletismo e a Zeos Olympus - Deus do céu e do trovão. Olympus possui 31 dias.



Feriados

Olímpia: Esse feriado, que ocorre nos dias 5 a 13 de Olympus, marca os jogos Olympicos e são dias de muita provação física e superação. 


Festival Opet: Ocorrendo a partir do dia 19 de Olympus e termina dia 1º de Victório. É um festival em que se celebra Ráelo, o sol e suas bênçãos com um belo festival nas ruas e procissões aos templos do deus do sol até o dia 22. Os dias restantes são realizados com orações e jejum (embora só os mais devotos o façam) até o dia 26 de Olympus. No dia 27 até o dia 29 se tem outro festival em homenagem a Arkanototh, são celebrações artísticas e culturais onde desafios intelectuais, exposições de arte e compra e venda de livros e outros produtos relacionados a cultura e conhecimento tomam lugar. Finalmente, o dia 30 até o 1º de Victório são usados para absorção e difusão de conhecimento e cultura de forma calma e contemplativa, além de jejum.
 



8. Victório (último mês de verão) – em homenagem ao imperador Victorus Cesar  - do império Ypérii. Victório possui 30 dias.

Feriados

Lammas: Celebra-se a colheita, o fim do verão e os preparativos para o inverno. É celebrado no dia 1º de Victório.

Dia de todos os Pais: Celebra-se a fermentação do vinho, e os deuses Bahamut, Valior, Zeos Olympus e Raelo. Também é um dia para expiações e julgamentos justos. Celebram-se também os chefes de família e governantes (sejam eles homens ou mulheres). O Dia de Todos os Pais se dá no dia 11 de Victório.

9. Luna (primeiro mês de outono) – em homenagem a deusa da Lua – Luna. Luna possui 31 dias.

Feriado

Mabon: 21 de Luna. Celebra-se a segunda colheita, o dia em que Luna voltou a brilhar e a memória que isso traz de noites dominadas pela escuridão de Noturnna. É uma celebração mais sóbria, regada por histórias e vinhos a luz de velas. As histórias sempre possuem caráter de alerta. O dia também é famoso por demonstrações artísticas de teatro e canções. 



10. Vidigácio (segundo mês de outono) – em homenagem ao primeiro rei de Ypéria e libertador de Aester do domínio Ypérii. Vidigácio possui 30 dias.

Feriado

Souween: Celebrado no dia 30 de Vidigácio, terminando apenas no dia 7 de Nonuo, Soween é uma grande celebração onde se prepara para o inverno e é o último festival de colheita do ano.  É também a celebração para se apaziguar os mortos. Todos os mortos e os espíritos são homenageados. Pessoas costumam se fantasiar de mortos, monstros e espíritos para acautelar os vivos pelos perigos que o inverno trará. 



11. Nonuo (ultimo mês de outono) – palavra para “nono” em Ypérii. Nunuo possui 31 dias. Nonuo não possui feriados, a não ser a continuidade do Souween.

12. Décio (primeiro mês de inverno) – palavra para “décimo” em Ypérii. Décio possui 30 dias.

Feriado

Yule: Comemorado no dia 21 de Décio, é celebrado com trocas de presentes e palavras de esperança e conforto para a volta da luz e dos espíritos de bem. Se o Yule ocorrer bem e nenhuma desgraça ocorrer até o dia 25 de Décio, significa que os deuses e espíritos do bem voltaram mais cedo. É costumeiro reuniões familiares e banquetes no decorrer dos dias. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário