Como todos sabem...

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo escrito deste site é obra de Igor Lins e é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

terça-feira, 20 de junho de 2023

Ooshibu


 

Higoi Ooshibu está nervoso, lambe os lábios secos e se move desconfortável enquanto espera no suntuoso salão de visitas do Palácio Higoi. Ele espera por Higoi Oji, seu velho guarda-costas, inescrupuloso e avarento que sempre esteve de olho na sua posição. Maldito seja!

Seus pés doem enquanto caibras atacam suas panturrilhas, ele desiste de ficar na posição de seiza¹ e se senta com os joelhos dobrados. – Oji não merece meu sacrifício – Pensa.

E lá está ele, doente, morrendo nos seus cinquenta e poucos invernos, sem herdeiros, cercado de abutres carniceiros querendo um naco de seu poder e se vendo obrigado a relegar tudo ao seu avarento guarda-costas, que mesmo tendo apenas uma esposa teve seis filhos – pelo menos ele foi leal... ou tudo não passou de teatro para este momento?

Quanta humilhação, logo ele, o senhor dos Higoi, passando por isso! O que ele fez para merecer tamanho castigo? Onde ele errou? Ah! Ele sabe de quem foi a culpa, ele sabe muito bem, são das mulheres, todas as malditas mulheres de sua vida!

Ooshibu é agora o senhor dos Higoi – família de mercadores e cortesãos do clã Kôra². Era bastante forte quando criança e tudo que ele desejava.

Nunca foi bonito, e seu corpo forte e rotundo foi ficando cada vez mais pesado e encarquilhado com a idade e os prazeres do poder, não podia se exercitar muito porque logo seu peito doía e suava muito – indício de que os deuses queriam que ele fosse servido. Tem uma verruga no meio da testa preta e gordurosa, a princípio sentia vergonha dela, mas passou a ter orgulho como marca registrada de sua força, ele não pode dizer o mesmo de sua segunda verruga alojada em sua proeminente papada, inclusive tentou arrancá-la, mas isso fez com que ela aumentasse ainda mais. Descrevem às escondidas que seus olhos são murchos, fundos e desconfiados e seus maneirismos são estravagantes e exagerados – bando de invejosos! Ooshibu pode se desagradável, mas é poderoso, sendo o senhor de uma das mais importantes famílias do clã Kôra, a família que, sozinha, alimenta todos os exércitos do Clã e financia todas suas campanhas militares, desenvolvimentos de engenharia, guerra e pesquisas místicas, muito poder descansa sobre os ombros carnudos de Ooshibu. Contudo, mesmo com o poder e o prestígio da posição, Ooshibu se sentia inseguro e desamparado.

As causas de tamanha frustração em homem tão poderoso são várias, ele sente o potencial seu e de sua família desperdiçados, ele não possui filhos, e tem certeza de que muitos dentro e fora da família o querem morto e substituído por seu irmão mais novo, Muzubushi.

Já foi casado muitas vezes, e todas as vezes sem ter filhos, sua primeira mulher, Ayane, uma mulher de poder, mas não muito bonita. Foi indicação de sua cunhada – que o inferno a tenha, era seca no útero como era em seu humor, Ooshibu tem certeza de que Mayumi sabia disso e por isso a indicou. Ele mandou-a se tornar monja e se separou dela.

Casou-se novamente com uma coisinha linda, jovem e voluptuosa de sua escolha chamada Hinata. Com aquelas ancas ele tinha certeza de que geraria muitos frutos! Mas não, por mais que ele tentasse, e ele tentou muitas vezes com ela, ela não engravidava. Bonita daquele jeito, com certeza já havia sido deflorada e seu útero destruído por abortos, ele tem certeza. Não foi difícil para Ooshibu criar “provas” de que ela andava o traindo e mandou seu executor cortar sua cabeça.

Sua terceira se chamava Mika, ou algo assim, indicação de seu ex-conselheiro. Nem um pouco atraente e gaga, mas de família poderosa e de muitos filhos. Claro que uma criatura grotesca como ela não conseguiria ter filhos! Foi um prazer afogar aquela égua na lagoa de carpas enquanto ela relinchava! Reportou o acidente para sua guarda e demitiu seu conselheiro. O maldito nem se prestou a se matar.
 
Hoje ele é casado com sua quarta esposa, linda, jovem, de boa família e de sua escolha. Ooshibu gosta mesmo dela, mas está começando a achar que também é seca, pois faz quatro anos que estão casados e ainda não engravidou, vive preocupada e assustadiça, talvez seja sua natureza covarde a causa de sua infertilidade. E sinceramente Ooshibu está cansado das mulheres. Criaturinhas patéticas e fracas que não entendem seu lugar diante da superioridade do homem viril.

Para piorar existe seu popular irmão, Higoi Muzubushi, um idiota que pensa apenas em treinar arco, espada e cavalgada, mas que se casou com a bela serpente Higoi Mayumi e no primeiro ano de união já estava gravida! Ooshibu temeu ser substituído pela linhagem de seu irmão em sua morte e que seus inimigos tentassem acelerar seu fim.

Ooshibu sempre detestou Muzubushi, pois ele era melhor em tudo que ele. A única coisa que Ooshibu era melhor que seu irmão era na esperteza. A escolha do pai para ser o herdeiro dos Higoi seria Muzubushi, Ooshibu tinha certeza disso, por isso ele usou de sua sagacidade para fazer com que o pai e o irmão se desentendessem de forma espetacular. Ooshibu tinha esperanças que suas maquinações fizessem que seu pai deserdasse Muzubushi, mas o orgulho do pai para com o filho mais novo era tão grande, que fez dele senhor do castelo Higo, em Higo no Toshi. Uma posição de honra, pela tradição antiga de espadachins da família, mas praticamente nula no que concerne o jogo de poder dos Higoi. Assim Ooshibu se tornou senhor dos Higoi, logo depois do pai ter morrido – ele já andava doente, e acabou padecendo da doença misteriosa justamente quando Ooshibu estava numa posição de força para tomar para sí o controle da família, foi inconveniente fazer os piratas que trouxeram a cicuta desaparecerem, mas valeu a pena. Porém, Ooshibu se arrepende um pouco por ter feito isso, ele poderia ter sido mais paciente e envenenado mais o pai contra o irmão e ser escolhido como herdeiro naturalmente. Agora ele não suporta os olhares que todos o jogam julgando-o não merecedor do cargo.

 Como senhor dos Higoi, Ooshibu estava decidido a fazer com que a família triplicasse em importância e prosperidade em seu reinado. A questão da falta de herdeiros diretos era um agravante terrível, se Ooshibu não conseguisse como herdeiro um filho seu, que pelo menos fosse alguém que ele pudesse confiar plenamente, algo bem raro em seus olhos. Para consolidar ainda mais poder para seus aliados na família, ele pediu ao senhor do clã Kôra, Kôra Kabe3, que o deixasse expandir agressivamente as vendas das produções do clã, esta manobra racionaria os suprimentos e comida do clã a curto prazo, mas traria grandes riquezas no futuro, principalmente para Ooshibu. Kabe foi bastante ríspido na resposta, dizendo que o dever dos Higoi é o de suprir os Kôra com alimentos e suprimentos, não o de enriquecer às custas do dever do clã de proteger o império. Frustrado, Ooshibu começou a imaginar uma traiçoeira alternativa.

Ooshibu via que sua família não aumentaria em importância e riqueza entre os Kôra, pois todo o potencial lucrativo de suas empreitadas ia para o abastecimento do clã, e suas infinitas e desnecessárias guerras contra as criaturas do Fosso4. O senhor dos Higo se voltou então às origens da família, quando Kanpeki5 visitou a terra dos Higo e os tornou samurai, eles eram tecnicamente vassalos dos Kanpeki, mas por motivos não muito claros, juraram lealdade aos Kôra. Ooshibu sabia que os Date6 cobiçavam o potencial de riqueza que os Higoi possuem e que, como Ooshibu, não conseguem entender por que os Kôra desperdiçam este potencial. Mas quando o senhor Higoi poderia atacar? Quando ele poderia lançar seu plano que catapultaria o nome de sua família e o seu para a glória e a fortuna? O tempo era iminente, e Ooshibu começou os preparativos. Com dinheiro que ele manejou desviar dos propósitos originais, Ooshibu comprou ou reforçou a lealdade de muitos Higoi importantes, e também alguns Date, os que não se interessavam por dinheiro, Ooshibu fez tentadoras promessas que fez tantos outros se aliarem a sua causa. Para aqueles que não eram comprados com promessas, Ooshibu usou de veladas ameaças e de infortúnios sutis que logo deixava claro que não era saudável estar contra os desejos do senhor Higoi. Apenas Muzubushi e seus aliados pareciam incorruptíveis. Mas eles seriam de pouca consequência a frente do tamanho da conspiração que Ooshibu criou. Restava apenas o momento perfeito.

Kôra Kabe organizou uma grande incursão do clã ao Fosso, em resposta a um castelo Kabutono7 tomado pelos terrores do Jigoku8. E Ooshibu aproveitou que o clã estava enfraquecido para orquestrar seu golpe que levou a uma das mais violentas guerras entre os dois clãs.

Ooshibu conseguiu sua vitória, embora agridoce. Os Higo e seus aliados foram destruídos, embora a filha de seu irmão tenha, de alguma forma, escapado. Juntamente com um punhado de samurais leais aos Higo. Apesar da incompetência no extermínio, o general Date responsável, Masakane, proclamou que os fugitivos seriam conhecidos como párias enquanto vivessem. Ooshibu fez questão de reforçar e lembrar desta proclamação.

Com o fim da guerra, Ooshibu jurou novamente lealdade aos Date, mas algo aconteceu. No momento em que os samurais Date moviam-se para render os samurais Kôra de seus postos nas províncias do Higo, Kôra Kabe havia acabado de voltar da incursão ao fosso e levava consigo um exército Kôra recentemente experimentado em batalha. A guerra se reiniciaria mais sangrenta do que nunca.

Neste momento, quando os dois exércitos se fitavam, Silkami Sildafen9, o Saiko Haidakan10 em pessoa, apareceu. E ordenou o fim do conflito. Kôra Kabe e Date Miryoku11 foram chamados para conversar com ele. Miryoku e Kabe concordaram que a continuidade da guerra seria devastador para ambos os clãs, e a perda dos Higoi seria irreversível para o clã Kôra, que após a incursão recente no fosso e a guerra em sí, estava em grande necessidade de recursos. Mas o juramento Higoi já havia ocorrido e não se volta atrás de juramentos assim levianamente. A campeã do clã Date propôs então uma saída benéfica para os Kôra. Que enquanto o Kôra precisasse se recuperar, os recursos dos Higoi seriam inteiramente repassados a eles. Além disso, ela ainda propôs que os Kôra poderiam adquirir de volta a família Higoi e suas terras através de um acordo após a morte de Ooshibu.

A traição dos Date só pode ser explicada pela sobrevivência da maldita Pequena Dama! Enquanto houver chances desta criatura existir, o poder de Ooshibu estará sempre em cheque! E que esperar de uma maldita mulher, maldita Miroku, traidora que torce que ele morra!

Ooshibu viu sua vitória se transformar em algo vazio, seus sonhos de lucro em sua vida transformados em cinzas. Para se vingar, ele se encontra aqui, cercado por bajuladores, esperando a chegada de seu folgado Yojimbo12 para declará-lo como herdeiro caso ele morra sem filhos próprios. Ele é a melhor escolha, porque nutre tanto ódio quanto ele pela descendência de Muzubushi e Mayumi e possui as mesmas ambições de ver uma família Higoi rica e poderosa, livre das obrigações fúteis do clã Kôra. Ele o obrigará a uma jura de manter seu legado, e ele sabe que ele vai aceitar de bom grado.

Finalmente, o velho yojimbo chega, tem praticamente a mesma idade de Ooshibu, mas goza de uma saúde invejável. Trouxe consigo seu filho mais velho, Higoi Gojini, que tem o mesmo sorriso lupino de seu pai.

- Me desculpe o atraso, Higoi-sama – Fala Oji enquanto ele e seu filho fazem uma profunda reverencia – Coisas da idade me atrasaram, o senhor deve entender – sorri levemente, o que ele está tentando implicar? – Agora a que devo a honra desta convocação?

***

Alguns anos depois, Ooshibu morre por problemas de saúde sem herdeiros. Oji se torna o senhor dos Higoi e em seu curto domínio, os Higoi permaneceram vassalos dos Date, apesar das inúmeras suspeitas de corrupção e desonra de seu antigo senhor pairarem ao seu redor.

Quando o obtuso Oji morreu, seu filho, Higoi Gojini se tornou senhor dos Higoi. Muito mais astuto que o pai, ele logo notou que as investigações sobre os podres de Ooshibu eram instigadas principalmente como forma de anular a validade da jura de Ooshibu aos Date, como base de ter sido feita por uma criatura sem honra. Temendo que isso respingasse nele mesmo, ele atendeu aos pedidos dos Kôra e prestou juramento aos Kôra novamente. Hoje em dia, apesar dos Higoi serem efetivamente do clã Kôra, ainda a muita lealdade e simpatia desta família aos Date.

Mas todo esse cuidado de Gojini que permitiu sua boa relação com os Date e com os Kôra está perto ser abalado graças às ações de uma pequena ronin que decidiu voltar para a cidade onde nasceu.

***


1 Posição tradicional de se sentar de joelho e por sobre as pernas.

2 – O clã Kôra são os “defensores do império”, famosos por seus guerreiros de força e resistência descomunais e suas muitas lutas para salvar o império de uma invasão demoníaca.

3 – Senhor de todos os Kôra, também chamado como Campeão do Clã Kôra.

4 – O Fosso é uma imensa cratera sem fundo que existe nos planaltos ao sul da principal ilha de Ryuu Tazai, ela é cercada por uma imensa muralha e vários castelos construídos pelo clã Kôra. Dizem que esta cratera foi formada com a queda do filho maldito Oniyomi à terra. O Fosso liga o mundo dos homens ao próprio inferno, e milhares, se não dezenas de milhares de demônios fazem a escalada todo o ano para tentar destruir o Império. O clã Kôra se formou em volta desta cratera para proteger o Império de seus habitantes.

5 – A maioria das famílias de samurai de Ryuu Tazai foram formadas por um indivíduo que dá o nome da família. Kanpeki foi um mortal considerado o melhor espadachim de Ryuu Tazai. Dizem que em suas andanças, se relacionou com a filha de uma família de mercadores chamada Higoi – seu filho deu origem a família Higoi dos Kôra. Kanpeki também é a família do clã Date conhecida por ter os melhores espadachins e artistas de Ryu Tazai.

6 – Date é o clã mais rico e um dos mais poderosos de Ryuu Tazai, famoso por seus espadachins e cortesãos, são os que ditam a moda e os costumes do império.

7 – Kabutono – Família do clã Kôra composta inteiramente de Nidorins (raça de pessoas de baixa estatura mas muito largos vulgarmente chamados de anões).

8 - Inferno

9 -  Silkami Sildafen é o Campeão Supremo de Ryuu Tazai. Ele também é um Silkami (povo esbelto e alto, extremamente longevos cuja característica mais marcante são as orelha pontiagudas, eles formam uma família idependente chamada Silkami)..

10 – Saiko Haidakan – Campeão Supremo, o mantenedor da ordem e executor das leis em todo o Império, ele possuiu um exército próprio e todos os magistrados do império devem se reportar a ele e emprestar suas forças quando necessário.

11 – Date Miroku é a senhora de todos os Date. Também conhecida como Campeã do Clã Date.

12 – Guarda-costas

Nenhum comentário:

Postar um comentário